SPOTIFY WRAPPED & SEU GUARDA-ROUPAS

Como a música e estilo pessoal andam lado a lado

 

Nosso estilo é moldado por diversos fatores, indo desde os lugares que frequentamos e pessoas que convivemos, até as músicas que consumimos e bandas que gostamos. Falando em música, um dos eventos mais aguardados do ano é, sem dúvidas o Spotify Wrapped que, embora tenha concorrência (oi Youtube e Apple Music), ainda segue supremo no quesito retrospectiva musical.

 

Eu percebi uma mudança no que eu escuto nos últimos anos, em parte por passar a consumir mais mídias no Tiktok e ser apresentada a novas bandas e artistas por lá. Essas novas bandas, quando somadas as que eu já ouvia, começaram a transformar também meu estilo e a forma como quero construir meus looks, saindo de peças mais formais – menção honrosa a todas as minhas calças de alfaiataria, blazers e scarpins no meu guarda-roupa – e passando a explorar muito mais com o que eu visto.

 

Essa liberdade de experimentação se deu, principalmente, pelo meu desapego em me fixar como “fã de uma coisa só”, guardando com carinho todas as vezes que me apaixonei por um novo álbum do Ed Sheeran, mas apreciando cada vez mais ouvir artistas mais antigos como Abba e Queen, e artistas novos como Mehro, Chappel Roan, The Happy Fits e Wallows, que são alguns dos que eu mais ouvi neste último ano.

 

Se tratando de moda e música é impossível deixar de mencionar o impacto das grandes turnês dos últimos anos e a maneira como os fãs se vestem para os shows. Planejar seus looks para esses eventos se tornou um evento por si só, demandando planejamento para compor o visual perfeito para representar a música que você mais gosta do seu artista favorito.

 

Não quero dizer que este seja um movimento recente. Se vestir de acordo com o que você escuta para ir aos shows é algo que precede os top 100 da Billboard. Ainda assim, é válido mencionar os grandes shows que fizeram com que essa chama queimasse ainda mais forte, impulsionada pelas mídias sociais e criando conexões que vão além do vestir.

 

Eu comecei a prestar mais atenção nos looks dos fãs com a Love on Tour do Harry Styles, que começou em setembro de 2021 e foi até julho de 2023. Talvez por ter seu início justamente em um momento em que estávamos dando os primeiros passos para sair da pandemia, as pessoas sentiam mais vontade de se vestir com algo lúdico.

Os clássicos boás coloridos, óculos em formato de coração, tote bags e muito, muito brilho se fizeram presentes em todos os shows, sendo muito fácil reconhecer quem estava indo para o mesmo lugar. Além da Love on Tour, outras duas grandes turnês movimentaram os guarda-roupas dos fãs, sendo a Renaissance de Beyoncé e também a The Eras Tour, de Taylor Swift.

 
 

Com a The Eras, inclusive, pudemos acompanhar não só os looks mais marcantes de cada era, – focando em músicas específicas ou nos álbuns em si – mas também o nascimento dos icônicos friendship bracelets (pulseiras da amizade) que são confeccionadas pelos fãs e trocadas durante os shows.

 

Harry Styles usando um tênis Adidas

Ah, e vale pontuar aqui um detalhe que fez com que dois modelos de tênis tivessem um boom por conta da Love on Tour: o Adidas Samba e o Gazelle. Os tênis, que já eram clássicos da marca, foram elevados ao patamar de “must have” após o início da turnê de Styles, já que ele usava variações dos calçados em seus shows. O modelo Gazelle foi, inclusive, usado durante em um dos momentos mais icônicos dos shows, durante os “stompers” do cantor durante a música Satellite. Ainda hoje, mais de um ano após o encerramento da turnê, o Adidas Samba segue popular tanto em sua versão clássica em preto e branco, quanto em suas diversas colaborações – que rolou inclusive com a Gucci em um modelo comemorativo.

 

Ainda que a Love on Tour, Renaissance e, por fim, The Eras Tour tenham chegado ao fim, podemos contar com as turnês de Sabrina Carpenter (Short ‘n Sweet) e Charli XCX + Troye Sivan para continuar trazendo looks icônicos para nossas timelines.

 

Enfim, quando falamos em música nos conectamos diretamente com nossos guarda-roupas, já que muito do que ouvimos faz parte de quem somos e são a representação perfeita do nosso estilo.

Tay Fernandes

Tay Fernandes nasceu e cresceu em São Paulo, SP e desde muito nova já pensava em trabalhar com moda. Especialista em Coloração Pessoal e Consultoria de Imagem Masculina e Feminina, hoje foca em um atendimento em que se mesclam as tendências do momento somadas a personalidade de cada cliente, construindo cada projeto de estilo do zero e personalizando-os de acordo com a necessidade apresentada por cada indivíduo.

https://thestylemapper.com
Anterior
Anterior

Cores para a virada do ano

Próximo
Próximo

Como comprar melhor