Como comprar melhor

os segredos para compras eficientes e sem culpa.

 

Fazer compras é diferente de saber como comprar. No primeiro caso, o que geralmente acontece é que, durante uma passadinha no shopping ou em uma loja, você vê algo “bonitinho” ou na promoção e compra. No entanto, com o passar do tempo essas comprinhas aqui e ali se tornam um problema, já que começam a acumular no seu guarda-roupas e se transformam em um emaranhado de peças desconexas e que não fazem muito sentido no seu guarda-roupas e estilo.

No segundo caso, quando se sabe como comprar, você consegue discernir bem o que precisa, o que gosta e o que quer comprar, evitando cair nos infames golpes do “é só mais uma blusinha”, “mas está em promoção”, “tá todo mundo usando”, etc.

Nesse post eu vou te dar algumas das dicas que mais me ajudam tanto a fazer boas compras para mim, quanto boas compras para meus clientes. Vamos lá?

 

Limpe seu guarda-roupas

Antes de ir até as lojas ou visitar sites, o ideal é que você tenha uma boa ideia do que já tem no seu guarda-roupas. É literalmente impossível (ou muito improvável) que você consiga fazer compras eficientes sem saber o que você já tem.

Mesmo nos menores guarda-roupas, chega um ponto em que as peças se escondem, ficando sobrepostas umas as outras e “sumindo” dentro do seu armário. Afinal, quem nunca colocou mais de uma peça no mesmo cabide que atire a primeira pedra, não é?

O ideal é que você faça essa limpeza no armário, identificando as peças que quer manter; o que está com algum defeito e que pode ser solucionado com uma ida à lavanderia ou costureira; o que já está velho e precisa ser promovido a pijama ou pano de chão e o que está em bom estado e pode ser doado.

Ter suas peças separadas nessas categorias já vai te ajudar muito no processo de identificação do que você já tem e, se você estiver em um dia mais enérgico, vale também procurar inspirações no Pinterest com as peças que você manteve e já começar a pensar em alguns looks.

 

Faça uma lista de compras elencando o que é prioridade

Uma vez com sua visão mais clara, comece a construir uma lista de compras. O que falta no seu guarda-roupas de trabalho? O que você quer muito comprar? O que você precisou substituir por estar muito velho/gasto?

São essas peças que você precisa ter em mente na hora de comprar suas roupas e acessórios novos. Para compras eficientes serem feitas, você precisa ter objetivos claros com relação ao que quer e precisa, preferencialmente elencando o que é prioridade.

Um bom exemplo é o seguinte: imagina que você tirou vários casacos do armário que precisam ser substituídos. Ao mesmo tempo, você está sem blusas/camisetas para usar neste verão.

Considerando que temos um bom tempo até o inverno e que dificilmente você encontrará essas peças de frio nas lojas do hemisfério sul até maio de 2025, sua prioridade deve ser as blusas/camisetas de verão.

A sua prioridade deve ser dividida entre o que você mais precisa agora somada ao que está disponível no momento. O ideal é que você faça suas compras de acordo com as estações vigentes para evitar frustrações na hora de visitar as lojas.

 

Pesquise nos sites e visite suas lojas favoritas

Falando em visitar as lojas, está aí uma coisa que pouca gente faz antes de comprar: pesquisar o que as marcas têm disponível antes de passar o cartão. Para economizar seu tempo de pesquisa, vale muito a pena checar o site das suas lojas favoritas primeiro, identificando o que você mais gostou e que faz sentido para o que você precisa agora, sempre considerando suas prioridades de compra.

Agora, se você tem disponibilidade de ir ao shopping ou lojas que costuma comprar com mais frequência, eu recomendo que, durante suas visitas, você prove tudo o que mais gostar. Eu sei bem que provar roupas não é o esporte favorito de muita gente, mas é provando as peças que você vai conseguir entender se a roupa ou acessório escolhido realmente funciona para seu estilo e te deixa confortável (física e visualmente), ou se só fica legal no manequim.

Além disso, essa pesquisa prévia serve para que você consiga alinhar suas expectativas. Eu sei, melhor do que ninguém, o quão frustrante é ter uma peça de roupa ou acessório idealizado na minha cabeça e não encontrar aquilo quando chego nas lojas.

Por isso, para que você saiba o que esperar, foque em visitas (sim, no plural) às lojas e pesquise nos sites das marcas para que você possa encontrar o que busca.

 

Vale a pena comprar no site da marca?

Ainda sobre pesquisar nos sites e lojas, uma coisa que tem crescido bastante entre as marcas é oferecer descontos especiais nos seus sites, seja através de cupons de desconto ou com bundles (listas específicos de produtos pré-selecionados). Além dessa ser uma forma bacana de comprar de maneira facilitada, quando se consegue descontos especiais em peças que você já quer comprar, o coração aquece.

A C&A sempre faz promoções especiais nesse sentido, tanto com cupons de desconto, quanto com os bundles, então vale a pena ficar de olho no site.

 

Tenha um orçamento definido e realista

Agora, mais importante até do que saber o que tem no seu guarda-roupas, é ter um orçamento pré-definido e realista. A parte do realista é, inclusive, algo que sempre converso muito nos meus atendimentos.

De nada vale querer gastar R$ 20.000 em roupas e acessórios, se o que você pode gastar, de fato, não ultrapassa os R$ 2.000. Ter em mente o que é possível te ajuda muito a se planejar, definindo as marcas que você irá comprar, em que tipo de peças irá focar e, principalmente, garantindo que suas compras não serão um problema a ser resolvido em múltiplos cartões de crédito.

E é aqui que vemos a conexão entre todos os tópicos deste post, já que é preciso que você faça uma análise mais extensa do seu guarda-roupas para que consiga planejar todo o resto, incluindo o quanto irá gastar.

Essa parte do gasto também é válida na hora de comprar presentes, viu? Agora com o Natal se aproximando, é bacana ter um orçamento definido para que você consiga delimitar o que será gasto com seus familiares e amigos e o que será gasto com você.

De modo geral é isso, mas saiba que, de tempos em tempos, abro caixinhas de perguntas específicas para conversarmos sobre compras no meu perfil e no meu canal de transmissão, ambos no Instagram.

Tay Fernandes

Tay Fernandes nasceu e cresceu em São Paulo, SP e desde muito nova já pensava em trabalhar com moda. Especialista em Coloração Pessoal e Consultoria de Imagem Masculina e Feminina, hoje foca em um atendimento em que se mesclam as tendências do momento somadas a personalidade de cada cliente, construindo cada projeto de estilo do zero e personalizando-os de acordo com a necessidade apresentada por cada indivíduo.

https://thestylemapper.com
Anterior
Anterior

SPOTIFY WRAPPED & SEU GUARDA-ROUPAS

Próximo
Próximo

Entendendo seu estilo aos vinte e poucos anos