Cores para a virada do ano
Trabalhando as cores através dos chakras com Isa Faggion
Além de ser um costume muito brasileiro, o uso de cores específicas para se usar na virada do ano é, sem dúvidas, um dos aspectos de moda mais interessantes na minha opinião. Seja fazendo sua escolha através da psicologia das cores ou por motivações ligadas à espiritualidade, eleger uma cor para te vestir no Réveillon é um ritual em que se mescla suas crenças e sua comunicação visual.
Se você trabalha com moda ou design muito provavelmente já conhece os efeitos que cada tom comunicará em um projeto – seja seu look do dia ou o projeto que você está a construir. Mas, se tratando dessas escolhas pensando no que se quer atrair para um novo ano, trabalhamos um aspecto mais interno e individualizado, fazendo com que essa comunicação seja muito mais pessoal e tenha um significado além da psicologia das cores.
Este ano eu, Tay Fernandes, quis trazer para você, que provavelmente também gosta do assunto e quer escolher suas cores de maneira objetiva e cheia de intenção, um artigo onde pudéssemos explorar este tema nos voltando ao lado espiritual da coisa, para que você esqueça um pouco do significado das cores através da psicologia e se permita se conectar consigo e com suas cores de maneira mais pessoal.
E, para isso, trouxe uma convidada especial que redigirá o texto comigo, a consultora de estilo e terapeuta multidimensional, Isa Faggion, que falará mais sobre os chakras e a cromoterapia no seu look de ano novo.
TF: Isa, conta para a gente o que são os chakras, por favor?
IF: Os chakras são centros magnéticos por onde captamos a energia cósmica primordial, responsável por nos manter saudáveis física e emocionalmente, em equilíbrio e harmonia espiritual. Os 7 chakras principais estão localizados ao longo da nossa coluna vertebral. São relacionados às principais glândulas endócrinas e possuem determinadas cores predominantes.
TF: Saindo um pouquinho da parte psicológica e focando no espiritual, no que mais usar cores de forma consciente pode ajudar?
IF: Tay, além dos gatilhos psicológicos das cores, usá-las em nossas roupas e acessórios auxilia na limpeza e harmonização energética. Isso ocorre pois, ao serem ativadas em nós, as cores potencializam os canais de energia e seus aspectos emocionais, nos fazendo sentir mais dispostos, confiantes, animados com a vida, no fluxo da prosperidade e em maior alinhamento com a nossa parte divina.
TF: Isa, quais são as principais cores dos chakras? Você pode contar um pouco mais sobre cada um deles?
IF: As principais cores são o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul índigo/anil e o violeta com nuances de branco e dourado, sendo cada um ligado a um chakra específico.
As cores e os chakras – por Isa Faggion
Vermelho
Relacionado ao primeiro Chakra, o Básico, na base da nossa coluna. É ele quem distribui a energia vital, absorvida da Terra, promovendo saúde. Lida com questões de sobrevivência, com influências da linha ancestral, fala de estabilidade, segurança física, ancora a encarnação no plano físico, mantendo nosso espírito seguro no corpo.
Quando esse chakra está bloqueado, nos sentimos com medo pela falta de aterramento, há desânimo, dificuldade em sobreviver, inclusive financeiramente; lidamos com falta de coragem e poder de ação para colocar em prática e nutrir nossos projetos. No corpo físico, podemos enfrentar questões com estrutura óssea e muscular, problema na lombar, cervical, articulações. Pedras que ajudam a ativar o Chakra Básico: jaspe vermelho (poder de ação), granada vermelha (coragem e estímulo para vencer dificuldades).
Laranja
Relacionado ao segundo Chakra, o Sacro, em nosso baixo ventre. Rege a nossa vitalidade, as emoções, a criatividade e a cocriação da realidade, pois influencia emoções e desejos.
É aqui que estabelecemos relações saudáveis com o outro, amorosas ou não. Quando esse chakra está repleto de traumas, saturado de energias desarmônicas, vivenciamos o bloqueio da criatividade, a falta de ímpeto e prazer pela vida, sentimos dores no corpo físico, enfrentamos questões negativas na vida financeira e profissional, procrastinação, apatia e não saímos da zona de conforto. No físico, pode se relacionar a problemas com próstata, útero, ovários, fertilidade. Pedras que ajudam a ativar o Chakra Sacro: cornalina (criatividade e motivação), calcita laranja (tranquilidade e criatividade).
Amarelo
Relacionado ao terceiro Chakra, o Plexo Solar, logo abaixo do umbigo. Assim como o Sol, traz calor, alegria e abundância para a vida. É responsável pela mente lógica, pelo nosso poder pessoal, sucesso e força de vontade. Traduz pensamentos em ações e decisões, se estabelecendo como nosso ponto de poder, de amor-próprio.
É também onde digerimos os nossos alimentos, pensamentos e sentimentos. Cocriamos realidades harmônicas com clareza mental e centramento, acessando nossa sabedoria interna com limpidez. Ideias e pensamentos destrutivos geram bloqueios nesse chakra, causando dificuldades na autoconfiança, na forma como manifestamos as ideias no mundo físico. No corpo físico, afeta estômago, intestino e pâncreas, como úlceras, intolerância à lactose, por exemplo. Pedras que ajudam a ativar o Plexo Solar: citrino (clareza mental, foco, capacidade de manifestação), olho de tigre (confiança e sucesso).
Azul claro
Relacionado ao quinto Chakra, o Laríngeo. É o chakra da comunicação clara e assertiva, da resolução de conflitos, e por meio do qual estabelecemos nossos limites saudáveis com palavras firmes, mas amorosas. Responsável pela expressão da nossa arte, da nossa essência, da nossa verdade ao mundo.
Nesse chakra, expressamos também o amor incondicional universal, onde se estabelece a conexão com Deus, sem separação ou dualidade, promovendo sensação de integração com o Todo, a Natureza, a Mãe Terra, os animais e os seres humanos, nos garantindo uma sensação de paz profunda. Bloqueamos a nossa expressão e verdadeira essência quando mentimos, ou quando por vergonha não nos expressamos, quando buscamos sempre agradar o outro, gerando uma desconexão com a Alma.
Além disso, quando falamos ao Universo, nós decretamos algo. As palavras têm poder! O laríngeo bloqueado também atrapalha a cocriação da nossa realidade e pode trazer questões de tireoide, amigdala, bruxismo. Pedras que ajudam a ativar o Chakra Laríngeo: água marinha (comunicação equilibrada), quartzo azul (reduz o medo e acalma a mente, tem conexão com a voz).
Azul índigo ou anil
Relacionado ao sexto Chakra, o Frontal. Responsável pela nossa percepção espiritual e intuição. É o chakra da visão e representa os olhos da nossa Alma, sendo localizado entre as sobrancelhas. Está conectado ao nosso Eu Superior, impulsionando a realização plena e a conexão com o divino, onde experimentamos a Iluminação e o entendimento total do propósito da existência. Uma percepção invertida da realidade pode bloquear o Frontal, por exemplo, se somos uma pessoa que sempre enxerga as situações pela polaridade negativa.
Com o bloqueio desse chakra, não conseguimos visualizar o futuro ou programar o que queremos vivenciar, pois não somos capazes de direcionar a energia necessária para tal propósito. Pode causar, inclusive, distúrbios no sono, afetar a memória, problemas nos olhos e ouvidos. Pedras que ajudam a ativar o Chakra Frontal: lápis lazúli (limpeza da mente e conexão com a verdade), sodalita (comunicação intuitiva).
Violeta (com nuances Branco e Dourado)
Relacionado ao sétimo Chakra, o Coronário. É o chakra da coroa, no alto da nossa cabeça, que faz conexão com a Fonte e com as energias mais elevadas. Sensação de pertencimento e unicidade.
O desequilíbrio desse chakra gera sensação de não sabermos quem somos, ou do porquê estarmos encarnados na Terra; sentimos que não importamos, podendo nos levar à depressão. Pedras que ajudam a ativar o Chakra Coronário: ametista (transmutação e tranquilidade), quartzo transparente (clareza e entendimento).
Eu, Tay, espero que você goste do post e use-o de acordo com sua necessidade – assim como o chakra que quiser ativar – para que tenha uma virada de ano leve e cheia de luz, atraindo boas energias para o novo ciclo que se inicia. Este é o primeiro post de uma série de conversas com diversos profissionais que quero trazer por aqui, sempre com pessoas interessantes e abordando assuntos que se conectam não só com moda e estilo, mas que também se aprofundem mais em diversos aspectos das nossas vidas. Não se esqueça de seguir a Isa no Instagram clicando aqui.
Até o próximo post!