Style Glow Up - Encontrando Referências

Iniciamos a Terceira semana da nossa série Style Glow Up com um dos tópicos mais importantes na minha opinião profissional: referências. Se tem uma tecla que eu sempre vou insistir em apertar é a de que todos precisamos ter boas referências para conseguirmos desenvolver nosso estilo. Mas afinal, o que são boas referências? Bom, se tratando de estilo pessoal, suas melhores referências precisam ser, mais do que bonitas, funcionais. Sempre uso o exemplo dos looks de turnê da Beyoncé, que são belíssimos, mas são completamente fora de se usar no dia a dia. É sério, nem ela mesma usa.

O que eu quero dizer com isso é que você precisa, antes de procurar pelo que é bonito, procurar o que é possível. Tem um motivo pelo qual começamos nossa série pelo seu guarda-roupas e é tudo muito fácil de ser explicado: quando você sabe o que tem no armário, vai conseguir desenvolver uma pesquisa de referências que condiz com o que você tem, o que está dentro das suas possibilidades de look e o que, principalmente, vai evitar frustrações na hora de compor os seus looks.

 

Wander by Jessica Madavo via DTS

 

Referências & Conceitos

 

Me adiantei um pouco quando citei boas referências no segundo parágrafo do texto, mas já dei um passinho para trás para poder te explicar, de um jeito muito simplificado, o que são referências.

Referências são nada mais do que fontes de inspiração, podendo ser usadas em todo e qualquer processo criativo e isso inclui os seus looks de trabalho e lazer. Você pode se inspirar em qualquer coisa desde que faça sentido para o que você quer construir, indo desde uma referência mais direta, como um look do dia tirado do Pinterest, até um conceito mais abstrato como uma obra de arte, por exemplo.

A principal diferença entre referências mais diretas para referências que partem de um conceito é que, quando você se inspira em um conceito, você precisa exercitar um pouco mais sua criatividade para poder encontrar ali uma linha de raciocínio que funcione bem.

Enquanto isso, quando trazemos uma referência mais direta, como o exemplo do look do dia pronto, precisamos nos atentar a pontos mais tranquilos, ainda que relevantes. Nesse segundo caso o seu foco deve ser em replicar não só as peças usadas no look em questão, mas, principalmente, o caimento dessas peças.

Nossos olhos geralmente fazem uma leitura muito rápida quando lemos algo e nós acabamos por focar nossas energias nos nomes das peças de roupa. O que eu quero dizer aqui é que ao invés de perceber apenas a calça jeans em um look, quero que você perceba também sua cor, sua textura, suas linhas (caimento)... Eu quero que você perceba os elementos visuais que compõem aquela peça.

 

Motherly by Shauna Summers via DTS

 

Por Onde Começar Suas Buscas?

 

Você pode buscar por inspirações diversas plataformas e eu recomendo que você teste múltiplas opções para conseguir identificar o que funciona melhor para o que você busca e, principalmente, o que irá facilitar sua vida quando precisar colocar suas inspirações em prática.

Para meus atendimentos, gosto muito de trazer referências do Pinterest. Lá consigo encontrar não só uma variedade de looks, mas também uma variedade de corpos. Isso me ajuda muito na hora de construir os guias de estilo das minhas clientes, que passam a ter uma ideia de como as peças de roupa e as composições ficarão quando elas usarem essas produções.

Ainda assim, plataformas como o Instagram e o TikTok também podem ser ótimas na hora de encontrar referências de looks. O importante aqui é encontrar pessoas que tenham um estilo – incluindo estilo de vida –, profissão e um guarda-roupas similar ao seu. Uma outra plataforma que descobri recentemente é o Cosmos. Lá você consegue encontrar diversas inspirações visuais, indo de moda, até design e arquitetura. É, no entanto, um espaço mais voltado a criação de projetos, o que faz com que seja ideal para encontrar conceitos para a construção do seu estilo.

 

Como comentei no parágrafo acima, o Pinterest é minha plataforma favorita para fazer pesquisas e é com ela que iremos trabalhar (pelo menos em um primeiro momento). Embora seja simples fazer uma busca na plataforma, existem alguns truques que facilitam bastante na hora de encontrar o que você quer para compor sua pasta de inspirações. Um desses truques é, inclusive, a ordem das palavras e o idioma usado na hora de fazer sua pesquisa. Não me entenda mal, pesquisas em qualquer idioma funcionam bem por aqui. No entanto, quando fazemos a busca em inglês, recebemos resultados otimizados.

Falando sobre a ordem das palavras, o que te trará melhores resultados será, geralmente, buscar por uma peça de roupa ou acessório em específico mais looks mais a estação do ano que você quer. Fica assim: camiseta branca oversized looks verão. Eu sei que não faz muito sentido quando escrevemos assim em português, mas funciona. Agora, se você quer resultados ainda melhores, faça sua pesquisa em inglês. Aqui eu recomendo uma mudança ao final da busca, adicionando também a palavra ideas e substituindo looks por outfits. Desse jeito, fica assim: White oversized t-shirt outfit ideas summer.

Essa explicação toda foi para te dizer que suas pesquisas serão muito melhores quando você focar em usar palavras-chave ao invés de procurar por um look completo. É claro que, dessa maneira, você irá precisar refinar um pouquinho o seu olhar na hora de fazer sua seleção, porém, uma vez que você tem suas imagens selecionadas e adicionadas às suas pastas, a própria plataforma passa a te recomendar ideias do mesmo estilo na sua página inicial.

 

Away by Daniel Farò via DTS

 

Refinando Suas Buscas

 

Assim como o seu guarda-roupas, suas pastas do Pinterest precisam de manutenção, limpeza e reorganização constante para continuarem sendo o que você precisa para encontrar boas referências. Uma vez que a plataforma trabalha para te sugerir inspirações similares as que você já salvou, você precisa ter atenção e aumentar seu nível de seletividade ao fazer suas buscas por aqui.

Ter mais do mesmo na sua pasta só vai fazer com que você use mais do mesmo, estagnando seu estilo e, com o tempo, te frustrando com relação ao que você usa. Sendo assim, quero te recomendar – em formato de um pedido vindo do coração – para que você não faça suas pesquisas e saia adicionando looks em suas pastas de qualquer jeito e em qualquer lugar. O ideal é que você separe um tempinho do seu dia para fazer sua curadoria e foque naquilo. Não precisa ser um dia todo, nem uma hora inteira. Separar dez minutos por dia para pensar o que faz sentido trazer como referência já é mais do que o suficiente.

Na próxima semana iremos mergulhar no assunto assinatura de estilo, então exercite sua criatividade buscando por referências que façam sentido para o seu estilo para que possamos avançar ainda mais no seu glow up. Até lá!

Tay Fernandes

Tay Fernandes nasceu e cresceu em São Paulo, SP e desde muito nova já pensava em trabalhar com moda. Especialista em Coloração Pessoal e Consultoria de Imagem Masculina e Feminina, hoje foca em um atendimento em que se mesclam as tendências do momento somadas a personalidade de cada cliente, construindo cada projeto de estilo do zero e personalizando-os de acordo com a necessidade apresentada por cada indivíduo.

https://thestylemapper.com
Próximo
Próximo

Style Glow Up - Identificando seu estilo