Conheça os estilos

Alyce Parsons foi a responsável por desenvolver o método Universal Style International, ou a teoria dos sete estilos universais. Esse estudo ajudou Parsons a categorizar sete estilos a partir da forma como os seres humanos percebem determinados códigos.

O livro Universal Style Dress for Who You Are and What You Want foi publicado pela primeira vez em 1991 e desde então a metodologia foi aplicada por diversos profissionais da área de imagem e estilo, servindo de base para outros estudos como os dez estilos universais, por exemplo.

Na Style Mapper trabalhamos os estilos universais de uma forma diferente, traduzindo seus nomes para um universo que melhor se conecte com os clientes e trazendo uma categoria extra.

O estilo tradicional

Roupas, acessórios e sapatos de linhas retas e cores sóbrias são parte deste universo. O estilo tradicional, como o nome já diz, emprega elementos mais clássicos e que transcendem o que é tendência.

Pense em uma boa camisa branca de botões, calça de alfaiataria bem cortada e um blazer bem estruturado.

O estilo esportivo

O estilo esportivo traz em seu DNA códigos ligados ao conforto, movimento e, como o nome já diz, ao esporte de modo geral.

As peças que melhor representam este estilo são a camiseta oversized, a calça jeans ou bermuda e o tênis. Seus códigos despretenciosos e despojados, fazem com que o estilo esportivo seja apelidado por muitos como estilo casual.

O estilo sofisticado

Pode-se dizer que o estilo sofisticado tem inspiração no estilo tradicional, misturando um pouco da delicadeza do estilo romântico e modernidade do estilo urbano.

Aqui o foco é a composição de looks que transmitam seriedade, leveza e um toque cosmopolita com peças em cortes mais retos, fluidos e cores sóbrias e mais claras.

O estilo natural

O foco do estilo natural são peças em fibras naturais como o algodão, o linho e a lã, criando texturas mais rústicas ao toque.

Seus tons terrosos, somados a materiais como a palha, cortiça e madeira nos acessórios e peças de roupa em tecidos fluidos deixam o visual leve e descontraído.

O estilo criativo

Cores vibrantes, materiais variados, o uso de estampas gráficas e acessórios maximalistas ajuda a construir a narrativa do estilo criativo.

Aqui não temos uma lista do que é ou não parte deste estilo, já que a mistura de diversos universos faz parte do que é a criatividade por aqui.

O estilo urbano

Grandes metrópoles como Nova Iorque, Londres e Tókio são ótimas representantes do que é o estilo urbano.

Com inspiração em aspectos brutalistas, ainda que contemporâneos e fashionistas, as pessoas do estilo urbano se destacam por suas roupas arquitetônicas, sendo percebidas como vanguardistas na moda.

O estilo romântico

Cores mais claras e opacas, laços, rendas e mangas bufantes fazem com que o estilo romântico seja reconhecido facilmente e identificado como hiper-feminino.

Materiais como o algodão e a lã e as linhas curvas que costumam acompanhar as peças deste estilo ajudam a reforçar uma imagem mais delicada.

O estilo magnético

A texturização das peças é um ponto de foco neste estilo, por isso materiais como o couro e paetês estão sempre presentes nos guarda-roupas das pessoas de estilo magnético.

Cores vibrantes e em tons de joia, fendas, decotes mais abertos e peças que abracem o corpo são bastante comuns por aqui, uma vez que a ideia principal é trazer o foco para o corpo e suas curvas.

Dê os primeiros passos no desenvolvimento do seu estilo pessoal de forma prática e assertiva com o mapeamento de estilo.